Pergunta muito comum entre todas as pessoas interessadas em contratar serviços jurídicos e que demanda clareza e transparência por parte do advogado, mesmo que a resposta venha a desagradar o cliente, pois a verdade é sempre o único caminho.
Após a distribuição de uma demanda o andamento do processo é realizado pelo poder judiciário, sujeitando as partes ao que chamamos de tempo do processo.
O papel do advogado passa a ser intermediar o cumprimento das ordens do juiz por meio da solicitação ao cliente de esclarecimentos e documentações solicitadas.
O processo trabalhista pode ser rápido se houver disponibilidade na pauta de audiência do juiz e a audiência for agendada para breve. Nessa audiência pode ocorrer de ser realizado um acordo entre as partes, o que é de liberalidade do cliente. Caso as partes não cheguem a um acordo o processo correrá seu trâmite normal e dependerá da interposição de recursos e do tempo do poder judiciário.
Assim, a resposta adequada para essa questão é: Não é possível formular uma resposta precisa, o tempo de duração do processo dependerá do seu andamento, o compromisso do nosso escritório é cumprir todas as determinações judiciais e oferecer aos nossos clientes esclarecimentos sempre que solicitado.